sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Era Digital

Mais conhecida como a "Era Digital", vivemos em mundo onde o conhecimento está a poucos cliques de nós. Estudamos com mais facilidade, pois não dependemos mais dos livros em papel, somos indivíduos cada vez mais autodidatas.O internet está tão ligada a nossa vida que não temos mais como viver sem ela, tudo está mais acessível e em menos tempo. Essas são as tendências de hoje:

1. O aprendizado contínuo se torna imprescindível.
Aprender como aprender é a mais importante lição que podemos desenvolver em nossos dias.

2. É preciso especializar-se, unindo conhecimento teórico ao pragmatismo.
Quando os agricultores e funcionários domésticos passaram a trabalhar na indústria eles não precisaram de nenhum conhecimento específico. Afinal, apertar parafusos era mais simples que as atividades que eles já faziam. Hoje o operário que queira migrar para o trabalho do conhecimento necessita adquirir um tipo de informação específica que lhe valha seu salário. Cada vez mais as instituições de ensino devem deixar de lado o conhecimento por si só e ensinar aquilo que poderá ser aplicado no campo de trabalho que a pessoa deseja atuar.

3. As empresas devem esquecer a premissa de conquistar resultados com baixos salários.
Uma crença generalizada, em especial por parte dos líderes sindicais, é que a queda do trabalhador industrial nos países desenvolvidos deveu-se totalmente à passagem da produção para o exterior, para países de abundância de mão-de-obra barata. Isso não é verdade.
Para exemplificar, nos anos 90 uma parte insignificante dos bens manufaturados importados pelos Estados Unidos foi produzida no exterior devido aos baixos custos de mão-de-obra. Enquanto o total de importações em 1990 representou cerca de 12 % de renda bruta americana, as importações de países com baixos salários representavam menos de 3% e apenas 1,5% eram manufaturados. Isso não explica porque esse país tinha de 30 a 35% dos empregos nessa área e hoje tem apenas de 15 a 18%. Além do mais, a principal concorrência para a manufatura americana vem de automóveis, aço e máquinas e que vêm do Japão e Alemanha, países que têm salários até mais altos que os estadunidenses.

4. A vantagem hoje está na boa aplicação do conhecimento.

Referência: http://pt.wikipedia.org/wiki/Era_da_Informa%C3%A7%C3%A3o

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Davi Bispo - Analista de Sistemas (Cursando)

Davi Bispo - Analista de Sistemas (Cursando)
dbo